Eportefólio

Este blog consiste no eportefólio de Ana Maria Marmeleira, construído no âmbito da unidade curricular de Concepção e Avaliação em Elearning, do Mestrado de Pedagogia do Elearning, da Universidade Aberta.

Bibliografia Fundamental

Para o estudo dos temas que analisámos, a seguinte bibliografia mostrou-se muito importante (todos os recursos foram verificados antes da entrega do portefólio, sendo a data do último acesso a que aparece referida):
   
Tema 1: A qualidade no ensino e aprendizagem em contexto online: Uma teia de factores
                 
PENNA, Maria Pietronilla & STARA, Vera (2008) "Approaches to E-learning quality Assessment". http://isdm.univ-tln.fr/PDF/isdm32/isdm_pietronilla.pdf. Acedido a 23 de Fevereiro de 2011
  
WISENBERG, Faye & STACEY, Elizabeth (2005) "Reflections on teaching and Learning Online:Quality program design, delivery and support issues from a cross-global perspective". Distance Education Vol.26, Nº3, (385-404) http://casat.unr.edu/docs/Weisenberg2005.pdf. Acedido a 23 de Fevereiro de 2011
               
    
Tema 2: Directrizes de qualidade no desenvolvimento/avaliação de cursos online    
              
ACHTEMEIER, Sue D.; MORRIS, Libby, V.; FINNEGAN, Catherine L. (2003) "Considerations for Developing Evaluations of Online Courses". JALN 7, Issue 1. http://www.edtechpolicy.org/ArchivedWebsites/Articles/ConsiderationsDevelopingEvaluations.pdfVolume. Acedido a 23 de Fevereiro de 2011
    
CARR-CHELLMAN, Allison & DUCHASTEL, Philip (2000) "The ideal online course". British Journal of Educational Technology, Vol 31, Nº3 (229-241). http://www.personal.psu.edu/users/k/h/khk122/woty/F2FHybridOnline/Carr-Chellaman%202000.pdf. Acedido a 23 de Fevereiro de 2011
     
HERRINGTON, Anthony; HERRINGTON, Jan; OLIVER, Ron; STONEY, Sue & WILLIS, Jackie (2001) "Quality Guidelines for online Courses:The Development of an Instrument to Audit Online Units" In G. Kennedy, M. Keppell, C. McNaught & T. Petrovic (Eds.) Meeting at the crossroads: Proceedings of ASCILITE 2001 (pp 263-270). Disponível em: http://elrond.scam.ecu.edu.au/oliver/2001/qowg.pdf. Acedido a 23 de Fevereiro de 2011
   
TINKER, Robert (2001) "E-learning Quality: The Concord Model for Learning from a Distance" NASSP Bulletin, Vol. 85, No. 628, 36-46. Disponível em: http://bul.sagepub.com/content/85/628/36.abstract. Acedido a 23 de Fevereiro de 2011
   
HOLSAPPLE, Clyde. W. & LEE-POST Anita (2006) "Defining, Assessing, and promoting E-learning Sucess: An information systems perspective". Decision Sciences Journal of Innovative Education, Vol.4 Nº1 (pp 67-85). Disponível em: http://www.avaliacao.design2001.com/wp-content/uploads/2009/11/19320579.pdf. Acedido a 23 de Fevereiro de 2011
            
    
Tema 3: Perspectivas sobre avaliação pedagógica: a avaliação das aprendizagens em contexto online  
                      
BARBERÀ, E. (2006) «Aportaciones de la tecnología a la e-Evaluación». RED. Revista de Educación a Distancia, Año V. Número monográfico VI. Disponível em  http://www.um.es/ead/red/M6/ . Acedido a 23 de Fevereiro de 2011
            
COUTINHO, Clara; LISBÔA, Eliana; JUNIOR, João (2009). «Avaliação online através das ferramentas da Web 2.0». Paidei@ - Revista Científica de Educação a Distância. Vol.2. n.º 1. Disponível em http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view&path[]=79&path[]=45 . Acedido a 23 de Fevereiro de 2011
              
GOMES, M. J. (2009) «Problemáticas da avaliação online» Actas da VI Conferência Internacional das TIC na Educação - Challenges 2009. Disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9420/1/Challenges-09-mjgomes.pdf . Acedido a 23 de Fevereiro de 2011
          
JUNIOR, Arnaud; ALVES, Lynn (203). «Educação e Contemporaneidade: novas aproximações sobre a avaliação no ensino on-line». Disponível em http://www.lynn.pro.br/pdf/art_avaliacaoonline.pdf . Acedido a 23 de Fevereiro de 2011
             
LAGARTO, J. R. (2009). «Avaliação em e-learning». In Educação, Formação &Tecnologias; vol.2 (1); pp. 19-29, Maio de 2009. Disponível em http://eft.educom.pt/ . Acedido a 23 de Fevereiro de 2011
       
PRIMO, Alex (2006) «Avaliação em processos de educação problematizadora online». In: Marco Silva; Edméa Santos. (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, v. , p. 38-49. Disponível em http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/EAD5.pdf . Acedido a 23 de Fevereiro de 2011
                      
    
Tema 4: Actividades, instrumentos e modalidades de avaliação em contexto de formação online   
                
BARRETT, H (200). "White Paper: Researching Electronic Portfolios and Learner Engagement". In  Journal of Adolescent and Adult Literacy (JAAL-International Reading Association). http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.123.1428&rep=rep1&type=pdf. Acedido a 23 de Fevereiro de 2011
   
CATHERINE, McLoughlin; LUCA, Joe (2001) Quality in online delivery: What does it Mean for assessment in E-learning Environments? ASCILITE 2001 Conference proceedings.  http://ascilite.org.au/conferences/melbourne01/pdf/papers/mcloughlinc2.pdf. Acedido a 23 de Fevereiro de 2011
    
HAMMOND, Michael (2005) “A review of recent papers on online discussion in teaching and learning in higher education” Journal of Asynchronous Learning Networks. http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.109.1716&rep=rep1&type=pdf. Acedido a 23 de Fevereiro de 2011
    
MASON, Robin; PEGLER, Chris & WELLER Martin (2004) "E-Portfolios: an assessment tool for online courses" British Journal of Educational Technology, Vol 35 Nº6 (717-727). http://www.sarasotaintranet.usf.edu/ir/Documents/DistanceLearning/mason.pdf. Acedido a 23 de Fevereiro de 2011
    
VONDERWELL, Selma.; LIANG, Xin & ALDERMAN, Kay (2007) "Asynchronous Discussions and assessment in Online Learning"  Journal of Research on Technology in Education; Spring 2007; 39, 3; ProQuest Education Journals, pg. 309. http://eric.ed.gov/PDFS/EJ768879.pdf. Acedido a 23 de Fevereiro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário