Eportefólio

Este blog consiste no eportefólio de Ana Maria Marmeleira, construído no âmbito da unidade curricular de Concepção e Avaliação em Elearning, do Mestrado de Pedagogia do Elearning, da Universidade Aberta.

Objectivos e Competências da U.C.

A Unidade Curricular de Concepção e Avaliação em Elearning teve por base os objectivos e competências abaixo indicados. As actividades e reflexões que constam deste e-portefólio foram desenvolvidas tendo esses objectivos e competências em vista.
       
      
OBJECTIVOS DA UNIDADE CURRICULAR
       
Na unidade curricular Concepção e Avaliação em Elearning, o estudante é enquadrado na problemática da concepção de cursos de e-learning à luz dos referenciais sobre o design instrucional e da análise de modelos de avaliação da qualidade no universo da formação online. O estudante deve aprender a definir princípios e processos de avaliação da formação em cursos online, identificando indicadores relevantes para a aferição da qualidade destes nas suas várias vertentes. Pretende-se ainda, por outro lado, analisar a problemática da avaliação mas na sua perspectiva pedagógica, designadamente a avaliação das aprendizagens em contextos de formação online, seus fundamentos, suas modalidades, instrumentos e estratégias.
   
      
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
  
Ao nível da concepção/avaliação dos cursos:
      
- Clarificar conceitos correlacionados com a qualidade em e-learning;
- Fazer o levantamento do conjunto de factores que determinam a qualidade dos cursos online;
- Caracterizar diferentes modelos de desenvolvimento de cursos online;
- Analisar e fundamentar um modelo/instrumento de avaliação de cursos online;
         
Ao nível da avaliação pedagógica:      
- Caracterizar perspectivas e processos de avaliação das aprendizagens em contexto online;
- Identificar diferentes modalidades e instrumentos de avaliação de aprendizagens em contexto online.
      

1 comentário: