Eportefólio

Este blog consiste no eportefólio de Ana Maria Marmeleira, construído no âmbito da unidade curricular de Concepção e Avaliação em Elearning, do Mestrado de Pedagogia do Elearning, da Universidade Aberta.

Reflexões Finais

  
As Aprendizagens
         
Inicialmente, imaginei que esta unidade curricular dissesse respeito basicamente às questões da avaliação dos estudantes, no entanto após a apresentação do contrato de aprendizagem e à medida que fomos explorando as várias temáticas, compreendi que era muito mais do que isso. Neste momento, considero-a como uma unidade curricular fundamental neste mestrado, pois levou-nos a reflectir sobre os cursos online como um todo, desde o momento em que se pensa em criar um curso, passando pela sua implementação e avaliação, pela sua estruturação em termos de objectivos e actividades, e, então, sim, chegando à avaliação dos estudantes. Reflectimos sobre os vários factores que podem influenciar o sucesso de um curso online, seja a nível técnico, seja a nível pedagógico, incluindo o papel de cada um dos intervenientes no processo (instituição, professor, alunos, …).
Tudo isto nos permitiu uma visão muito abrangente e, consequentemente, uma aprendizagem riquíssima.
        
       
A Metodologia de Trabalho
       
Ao fazer um balanço final do trabalho desenvolvido ao longo deste semestre, não posso deixar de fazer uma referência à metodologia adoptada. Tal como pudemos verificar nos vários artigos que analisámos, houve uma diversidade de actividades que contemplaram momentos individuais de estudo e de trabalho, momentos de trabalho em pequenos grupos (em pares ou grupos de 3-5 elementos) ou em grande grupo, e discussões com toda a turma, o que nos permitiu desenvolver diferentes tipos de competências. Além disso, a organização das actividades dentro de cada tema, em crescendo quanto ao número de envolvidos, respeitou a aprendizagem dos estudantes, uma vez que as discussões em turma (mais difíceis de estabelecer quando se tem um menor domínio dos conteúdos) foram remetidas para o final de cada tema, altura em que já nos sentíamos mais à vontade com a temática em análise. Essas discussões foram ganhando cada vez mais interesse e as intervenções estratégicas da professora mostraram-nos que esta estava a acompanhar a turma e a ver com interesse e agrado o modo como a discussão progredia. Isso foi um incentivo à nossa participação.
Assim, esta diversidade e organização de actividades foram, a meu ver, uma mais-valia, que contribuiu para o interesse desta unidade curricular e, consequentemente, para o seu sucesso.
        
            
A Elaboração do Portefólio
        
Já elaborámos alguns portefólios ao longo deste mestrado, mas este é o primeiro e-portefólio. Comparativamente com os outros que realizei, este tem um carácter mais reflexivo. Decidi, no início, que a descrição de cada actividade deveria ser acompanhada de um post de reflexão sobre a mesma. Em pouco tempo me arrependi desta decisão, pois uma coisa é recolher evidências do nosso trabalho e outra é pensarmos sobre aspectos positivos e/ou negativos referentes a esse trabalho. No entanto, como não gosto muito de desistir dos empreendimentos em que me envolvo, resolvi manter a decisão inicial e, agora, compreendo que foram precisamente essas reflexões que me fizeram entender a importância do processo na aprendizagem e as áreas em que eu poderia melhorar ou às quais deverei prestar atenção quando tiver e-alunos.
Alem disso, por se tratar de um e-portefólio, pude organizar a coluna da esquerda do blog de forma a permitir diferentes tipos de procura (por tema, por actividade, por reflexão, …). Assim, embora não simpatizasse inicialmente com a ideia de um portefólio, a minha visão foi-se modificando e acabei por considerar que se trata de uma ferramenta útil e interessante.
Um pequeno senão: preferia que o Blogger organizasse as actividades por ordem decrescente de datas, pois a lógica do meu portefólio ficaria mais clara. No entanto, como não é possível inverter a ordem em que as entradas aparecem e as mais recentes ficam sempre primeiro, tive de encontrar uma estratégia para que o portefólio ficasse como eu queria. Assim, tive de alterar a data de publicação dos textos e suprimir a exibição das datas no cabeçalho de cada mensagem. No corpo da mensagem, no fim, escrevi a data original da publicação, o que me parece fazer sentido para compreender a evolução das actividades descritas. Foi uma pequena subversão à lógica do blog, mas o resultado ficou melhor.
               
(publicada a 15 de Fevereiro de 2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário