As Aprendizagens
Inicialmente, imaginei que esta unidade curricular dissesse respeito basicamente às questões da avaliação dos estudantes, no entanto após a apresentação do contrato de aprendizagem e à medida que fomos explorando as várias temáticas, compreendi que era muito mais do que isso. Neste momento, considero-a como uma unidade curricular fundamental neste mestrado, pois levou-nos a reflectir sobre os cursos online como um todo, desde o momento em que se pensa em criar um curso, passando pela sua implementação e avaliação, pela sua estruturação em termos de objectivos e actividades, e, então, sim, chegando à avaliação dos estudantes. Reflectimos sobre os vários factores que podem influenciar o sucesso de um curso online, seja a nível técnico, seja a nível pedagógico, incluindo o papel de cada um dos intervenientes no processo (instituição, professor, alunos, …).
Tudo isto nos permitiu uma visão muito abrangente e, consequentemente, uma aprendizagem riquíssima.
A Metodologia de Trabalho
Ao fazer um balanço final do trabalho desenvolvido ao longo deste semestre, não posso deixar de fazer uma referência à metodologia adoptada. Tal como pudemos verificar nos vários artigos que analisámos, houve uma diversidade de actividades que contemplaram momentos individuais de estudo e de trabalho, momentos de trabalho em pequenos grupos (em pares ou grupos de 3-5 elementos) ou em grande grupo, e discussões com toda a turma, o que nos permitiu desenvolver diferentes tipos de competências. Além disso, a organização das actividades dentro de cada tema, em crescendo quanto ao número de envolvidos, respeitou a aprendizagem dos estudantes, uma vez que as discussões em turma (mais difíceis de estabelecer quando se tem um menor domínio dos conteúdos) foram remetidas para o final de cada tema, altura em que já nos sentíamos mais à vontade com a temática em análise. Essas discussões foram ganhando cada vez mais interesse e as intervenções estratégicas da professora mostraram-nos que esta estava a acompanhar a turma e a ver com interesse e agrado o modo como a discussão progredia. Isso foi um incentivo à nossa participação.
Assim, esta diversidade e organização de actividades foram, a meu ver, uma mais-valia, que contribuiu para o interesse desta unidade curricular e, consequentemente, para o seu sucesso.
A Elaboração do Portefólio
Já elaborámos alguns portefólios ao longo deste mestrado, mas este é o primeiro e-portefólio. Comparativamente com os outros que realizei, este tem um carácter mais reflexivo. Decidi, no início, que a descrição de cada actividade deveria ser acompanhada de um post de reflexão sobre a mesma. Em pouco tempo me arrependi desta decisão, pois uma coisa é recolher evidências do nosso trabalho e outra é pensarmos sobre aspectos positivos e/ou negativos referentes a esse trabalho. No entanto, como não gosto muito de desistir dos empreendimentos em que me envolvo, resolvi manter a decisão inicial e, agora, compreendo que foram precisamente essas reflexões que me fizeram entender a importância do processo na aprendizagem e as áreas em que eu poderia melhorar ou às quais deverei prestar atenção quando tiver e-alunos.
Alem disso, por se tratar de um e-portefólio, pude organizar a coluna da esquerda do blog de forma a permitir diferentes tipos de procura (por tema, por actividade, por reflexão, …). Assim, embora não simpatizasse inicialmente com a ideia de um portefólio, a minha visão foi-se modificando e acabei por considerar que se trata de uma ferramenta útil e interessante.
Um pequeno senão: preferia que o Blogger organizasse as actividades por ordem decrescente de datas, pois a lógica do meu portefólio ficaria mais clara. No entanto, como não é possível inverter a ordem em que as entradas aparecem e as mais recentes ficam sempre primeiro, tive de encontrar uma estratégia para que o portefólio ficasse como eu queria. Assim, tive de alterar a data de publicação dos textos e suprimir a exibição das datas no cabeçalho de cada mensagem. No corpo da mensagem, no fim, escrevi a data original da publicação, o que me parece fazer sentido para compreender a evolução das actividades descritas. Foi uma pequena subversão à lógica do blog, mas o resultado ficou melhor.
(publicada a 15 de Fevereiro de 2011)
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