Eportefólio

Este blog consiste no eportefólio de Ana Maria Marmeleira, construído no âmbito da unidade curricular de Concepção e Avaliação em Elearning, do Mestrado de Pedagogia do Elearning, da Universidade Aberta.

Tema 4: Reflexão sobre o Debate

Este debate, tal como o anterior, foi muito interessante, não só pela interacção que existiu entre todos como pelos assuntos discutidos. A temática em causa - «Actividades, instrumentos e modalidades de avaliação em contexto de formação online» - é importante e a troca de ideias estabelecida em torno da discussão sobre os textos permitiu aprofundarmos esta questão.
    
A minha participação foi ampla, discutindo assuntos como a visibilidade das ferramentas, o feedback de colegas e do professor, as limitações das discussões assíncronas, a exposição na Web e o rigor científico, timidez e avaliação, competências e programas nacionais, grupos de discussão restritos e avaliação, discussões assíncronas e avaliação, e discussões assíncronas e o número de e-alunos por e-actividade.
            
Trocámos pontos de vista, tentámos esclarecer as dúvidas que tínhamos sobre a temática em questão, relacionámos o que aprendemos com a nossa experiência enquanto e-estudantes neste curso de mestrado e com a nossa prática enquanto professores do ensino presencial, entre outros aspectos que considero muito positivos.
    
Um outro aspecto curioso é que se notou em vários de nós uma determinação em fazer o processo inverso àquele de que muitas vezes se tem falado. Temos lido que há por vezes uma abordagem errada ao e-learning, tentando fazer uma transposição simples do ensino tradicional para o e-learning, o que não é possível se se há-de construir um curso online de sucesso. No entanto, o contrário não funciona mal, isto é, tentar aplicar no ensino presencial muito do que se tem aprendido em relação ao ensino online. Vários de nós falámos da tentativa de aplicar aos seus alunos alguns dos procedimentos que temos aprendido ao longo do curso. No meu caso específico, tenho tentado fazê-lo, como dei conta numa das minhas mensagens e, neste momento, posso dizer que os alunos estão a reagir muito bem.
         
Finalmente, ao reler as nossas participações no debate, fiquei com a impressão que houve uma evolução importante na turma desde o início das actividades até este debate. Se inicialmente nos colocávamos constantemente no papel do e-estudante e queríamos entender como se processa avaliação de que seríamos alvo, neste momento a perspectiva já é diferente e discutimos mais a questão na posição de futuros avaliadores do que de avaliados. Sendo assim, considero que esta discussão foi muito produtiva para todos (embora a professora deva estar estar a braços com a complicada tarefa de ler cerca de duzentas participações… :)
             
(publicada a 12 de Fevereiro de 2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário