Eportefólio

Este blog consiste no eportefólio de Ana Maria Marmeleira, construído no âmbito da unidade curricular de Concepção e Avaliação em Elearning, do Mestrado de Pedagogia do Elearning, da Universidade Aberta.

Tema 4: Reflexão sobre o trabalho de grupo

Sendo este o último trabalho de grupo que iríamos desenvolver nesta unidade curricular, os cinco elementos que compuseram este grupo (eu, António Pedro, Eduarda, Joaquim e Margarida) tinham muito gosto em trabalhar juntos. Uma dos aspectos que tem sido referido ao longo do curso é a criação de uma comunidade de aprendizagem que permite que as aprendizagens se processem de forma colaborativa, permitindo a discussão de ideias e a crítica construtiva de modo a que as capacidades individuais sejam colocadas ao serviço do colectivo. Essa noção de comunidade tem vindo a ser desenvolvida com toda a turma e penso que, neste momento, já nos encaramos como tal. Contudo, continuo a achar que em pequeno grupo esse espírito se torna mais forte. Somos um grupo que se constituiu por acaso para uma unidade curricular do primeiro semestre, mas a forma como trabalhámos em conjunto e as afinidades que se foram estabelecendo permitiram criar esse espírito de comunidade que tem contribuído para a nossa aprendizagem. Criticamo-nos e discutimos as ideias de forma aberta e construtiva, pelo que aproveitamos todas as oportunidades para constituirmos grupo. Aparentemente, esta actividade deveria ter sido desenvolvida em grupos menores, mas a professora foi muito compreensiva e, percebendo que gostamos de trabalhar juntos, propôs-nos manter o grupo desde que trabalhássemos mais um texto, o que aceitámos prontamente. Mais uma vez quero agradecer essa amabilidade da professora.
           
Como sempre, o trabalho correu muito bem, com a habitual divisão de tarefas e a junção de todos os contributos individuais para o produto final. A wiki que criámos, o Google Docs, a troca de emails e as sessões síncronas de trabalho no Messenger e no Titanpad mostraram-se ferramentas muito úteis.
           
Quanto ao conteúdo do trabalho, fiz questão de trabalhar um texto que abordasse a questão dos e-portefólios, pois não é uma ferramenta com a qual estivesse muito familiarizada e considerei esta actividade uma boa oportunidade para aprender mais sobre o assunto. As minhas expectativas foram satisfeitas, pois consegui compreender bem a filosofia que está por trás desta ferramenta e o seu potencial não só como uma forma de os estudantes evidenciarem o seu trabalho para efeitos de avaliação, como uma forma de os mesmos estudantes aprofundarem a sua aprendizagem, uma vez que devem reflectir precisamente sobre estas aprendizagens, o que lhes dá a oportunidade de compreender o que devem modificar, caso isso seja necessário.
         
No fundo, o e-portefólio acaba por fundir o processo e o produto, reflectindo aquilo que foi o percurso do estudante ao longo de um curso. Tentarei que o meu e-portefólio seja exactamente isso.
             
(publicada a 02 de Fevereiro de 2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário